
O contator de média tensão é fundamental para as operações industriais, evitando acidentes, assegurando patrimônios e protegendo os trabalhadores que atuam no chão de fábrica.
Esses dispositivos são utilizados para que equipamentos e máquinas possam trabalhar com qualidade, possibilitando o aumento de vida útil e garantindo a precisão nos serviços realizados.
Criados para diferentes configurações de instalações, podem ser adequados às exigências especiais.
É de fundamental importância que esses aparelhos sejam desenvolvidos dentro das normas técnicas estabelecidas, bem como voltadas à redução de consumo de energia e matérias-primas, portanto, atendendo também a uma gestão ambiental.
Nesse post vamos apresentar o contator de média tensão e o seu funcionamento. Continue lendo e confira!
O que são contatores de média tensão?
Os contatores de média tensão são aqueles considerados na faixa de 1 kV a 35 kV CA, segundo a IEEE 1623-2004.
Para a ANSI/IEEE 1585-2002 a média tensão está entre a faixa de 1 kV a 35 kV em corrente alternada.
Os contatores de média tensão normalmente possuem:
● plásticos a prova de fogo,
● chassi de metal,
● barramentos para conexões principais do circuito de energia,
● componentes de ligação magnética e mecânica, para operação dos contatores a vácuo,
● componente de circuito auxiliar, como contatos, bobinas de disparo de subtensão ou derivação, bobina de intertravamento.
Como funciona um contator de média tensão?
Um contator de média tensão é aquele que trabalha dentro das faixas mencionadas anteriormente e que evita que máquinas e equipamentos sejam danificados e até mesmo que explosões e problemas com maiores consequências possam ocorrer.
Os contatores são classificados em 4 categorias:
O AC1 é a categoria que aplica-se a todos os aparelhos que utilizam corrente alternada como receptores, cujo fator de potência é no mínimo igual a 0,95. A interrupção, portanto, torna-se fácil.
Na categoria AC2, o contator estabelece a corrente de partida próximo de 2,5 vezes a nominal do motor. Nesse caso a interrupção é mais severa.
O dispositivo na AC3 faz relação aos motores de gaiola que desligam o motor em regime. Nesse caso é estabelecido a corrente de partida de 5 a 7 vezes a nominal do motor. A interrupção nesse caso também é facilitada.
Finalmente, a categoria AC4 trata de manobras pesadas, onde motores são acionados a plena carga. O contator fecha com a intensidade que chega entre 5 e até 7 vezes a corrente nominal do motor. Nesse caso, a interrupção é bastante severa.
Como escolher a empresa ideal para comprar um contator de média tensão?
Dentre os contatores de média tensão o que apresenta melhores resultados, possuindo alta durabilidade, com manutenção praticamente inexistente e contribuindo substancialmente para a economia de energia elétrica é o contator a vácuo.
Para a escolha do fornecedor para a aquisição desses dispositivos é importante considerar a experiência, confiabilidade no produto e serviços de pós-venda.
Esses requisitos você encontra na SPT - Specialty Product Technologies, uma corporação voltada a soluções para automação industrial e que tem sua origem no ano de 1901 nos Estados Unidos, atuando no Brasil desde 1964.
As soluções da Josylin Clark são projetadas, fabricadas e comercializadas pela Specialty Product Technologies, uma empresa do Grupo Fortive que possui outras marcas consagradas, como Veeder-Root, West Control Solutions, Dynapar, Hengstler, Bindicator e Kistler-Morse.
Se você ainda tem dúvidas a respeito do contator de média tensão, contate a SPT e conheça nossa linha de produtos que certamente atenderão as necessidades da sua indústria!